![]() |
O caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um *elmo *alado. Sua origem se explica racional e pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão.
Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta: O bastão expressa o poder; as duas serpentes, a sabedoria; as asas, a *diligencia; o elmo é *emblemático de pensamentos elevados.
O caduceu é, na atualidade, a *insígnia do bispo católico ucraniano. Do ponto de vista dos elementos, ele representa sua integração, correspondendo o bastão a terra, as asas ao ar, as serpentes á água e ao fogo (movimento ondulante da onda e da chama).
Do ponto de vista esotérico, a vara do caduceu corresponde ao eixo do mundo e suas serpentes aludem á força Kundalini, que segundo os ensinos *tantricos, permanece adormecida e enroscada sobre si mesma na base da coluna vertebral (símbolo da faculdade evolutiva da energia pura).
Fonte: Contabilidade Inconfidencia